top of page
  • Foto do escritorBaldoino Advogados

A importância do planejamento tributário

Você sabe qual é a importância do planejamento tributário para o setor empresarial?

O planejamento tributário empresarial vem atraindo, cada dia mais, o interesse das empresas, em razão da elevada carga tributária que assola a produção e o consumo de bens e serviços no nosso país.

O Brasil entrou em 2019 no topo da lista dos países com a maior alíquota de imposto sobre o lucro das empresas em todo o mundo, perdendo apenas para a França (que já possui plano de corte que promovera a queda das atuais alíquotas de 34,4% para 25% até 2022), atualmente, a alíquota incidente sobre o lucro das empresas Brasileiras (cobradas pelo Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) é de 34%.

O planejamento tributário não pode ser confundido com a supressão ilegal de impostos, evasão fiscal ou qualquer outro ato ilícito. O planejamento tributário se apresenta, portanto, como o meio viável e lícito (legal) para permitir a redução da carga tributária das empresas e é igualmente importante para a empresa ao processo de capacitação de seus empregados, planejamento logístico, desenvolvimento produtos e etc.

Dentre outras decisões a serem tomadas, cumpre salientar que no início de cada ano (exercício fiscal), as empresas precisam definir o regime de tributação mais adequado para a sua atividade durante o ano calendário (Lucro Real ou Lucro Presumido), desta forma, a escolha do regime de tributação não é tão simples, e pode causar consequências positivas ou negativas, sob a ótica tributária.

Sendo assim, para a escolha certa do regime de tributação, faz-se necessária uma análise especifica da contabilidade e das atividades que a empresa desenvolve, sempre visando determinar o percentual de sua lucratividade em relação ao total das receitas auferidas e beneficiando a saúde financeira da empresa.

Conclui-se, portanto, que é de extrema importância que as empresas busquem o adequado assessoramento jurídico e contábil, que possa possibilitar a maximização dos lucros e correto desenvolvimento da atividade empresarial.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

.

...

bottom of page